Ozonioterapia

O que é Ozonioterapia?


TERAPIA EXTREMAMENTE SEGURA

É uma técnica terapêutica que utiliza o ozônio que é um gás composto por tríade de Oxigênio (O³). O Ozônio medicinal é utilizado para tratamento de mais de 236 patologias,combatendo diversas doenças inflamatórias, infecciosas e isquêmicas podendo ser aplicado isolado ou como terapia complementar.

Sua descoberta ocorreu em 1840, pelo pesquisador alemão Christian Friedrich Schoenbern e na medicina utilizado desde a primeira guerra mundial (1914/1918) para o tratamento de feridas dos soldados, portanto a mais de cem anos de evolução. Reconhecida pelo Sistema de Saúde, por várias décadas em diversos países como Alemanha(1980);Rússia e Ucrânia; Grécia; Itália; Espanha; Cuba e EUA.entre outros.

As propriedades medicinais do Ozônio: Ação Anti-inflamatória; Antissépticas (altamente efetiva 99,9% ) Ação antibacteriana, antifúngica, antiviral ; melhora da circulação periférica e oxigenação dos tecidos; modulador do estresse oxidativo; ativador metabólico;ação analgésica ;desintoxicante; regulador metabólico;efeito imunológico além das propriedades na estética, como bioestimulador de colágeno e ação lipolítica atua redução de gordura, celulite e estrias e cicatrizes.

Somente profissionais capacitados podem indicar a dosagem e a via correta de aplicação da Ozonioterapia. Além disso, o ozônio é um gás altamente instável e nocivo se inalado, necessitando ser gerado de forma precisa com equipamentos específicos, no local do uso. Ozonioterapia é uma técnica praticamente 100% segura, biocompatível por ser composto por oxigênio apenas e o efeito colateral é de 0,0007% de acordo com as pesquisas.

Odontologia Ozonizada


Sua utilização na Odontologia, vem desde 1934 com Edward Fisch e no Brasil regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia desde 2015 e Incluída no SUS pelo Ministério da Saúde como terapia integrativa desde 2018 por Cirurgião Dentista devidamente habilitado.

Dra Kátia Bertti é devidamente habilitada , com certificação em Ozonioterapia Odontológica , pela Uningá Centro Univeritário .

Kátia Bertti Odontologia Ozonizada, é um Consultório Biólogico, por utilizar a Ozonioterapia associada a todas as especialidades da Odontologia E esta preparada com todos os equipamentos de Padrão Ouro para o uso do Ozônio terapêutico como gerador de ozônio, torre especifica para produção da água ozonizada, filtros de osmose reversa para obter a água estéril que é protocolo de excelência na ozonioterapia e ideal por mantê la ozonizada ate 16hs Equipamento de Oxisanitização do ar e superfícies. Além de outros equipamentos e acessórios específicos e produtos ozonizados, que são utilizados nos diversos protocolos de tratamento.

O Ozônio terapêutico, nas diversas apresentações Gás, Àgua e Óleo ozonizado são utizado com diversas técnicas de aplicação potencializando os resultados dos tratamentos convencionais, melhorando a resposta biológica e aumentando a sua eficácia. O Ozônio é associado desde a Prevenção Odontológica, Profilaxia Dentária, muito eficaz no controle e tratamento de Gengivites e Periodontites, Cirurgia e Implantodontia, diminuindo risco de infecções e melhorando a reparação tecidual óssea e gengival, ou seja, promove a melhora da cicatrização e osseointegração do implante ao osso, potente agente descontaminante dos tecidos quando casos de lesões e dentes com abcessos, casos de alveolites e osteorradionecrose diminuindo consideravelmente a dor e controlando a infecção e promovendo reparação mais rápida. Nos casos de DTM controle da dor e bioestimulação tecidual das articulações e músculos, entre outras aplicabilidades da Ozonioterapia.

Devido a sua biocompatibilidade e potente ação Antisséptica 99,9%, 0 ozônio é altamente eficiente contra bactérias gram-positivas e gram-negativas e espiroquetas, contra fungos e vírus inclusive tem se mostrado eficiente contra Coronavírus (Sars-Cov-2)e H1N1 excelente alternativa antisséptica no ambiente do Consultorio Odontologico, aumentando consideravelmente a Biosegurança.por permitir eficiência na desinfecção de todas as superfícies , diminuindo ou quase zerando o risco de infecção cruzada no ambiente odontológico.

PRINCIPAIS FERRAMENTAS DERIVADAS DO OZÔNIO

A ÁGUA OZONIZADA

Em diversos estudos, o uso da água ozonizada provou ser muito promissora em bochechos, pois:

Diminui a adesão de placas à superfície dental
Assim, neutraliza as culturas de Staphylococcus aureus.

É biocompatível
Quando aplicada em célula epitelial oral e fibroblasto de gengiva.

Combate a candida albicans
É muito eficiente na redução dessas culturas aderidas às próteses totais.


ÓLEO OZONIZADO

A aplicação de óleo ozonizado apresenta excelentes resultados no tratamento de alveolites.

Quando comparado com os tratamentos convencionais, apresenta um nível de cura superior – principalmente na ação do óleo no tratamento local de feridas herpéticas e osteomielites.


TRATAMENTO DE CÁRIES

Entre as várias aplicações do gás ozônio, uma se destaca com ótimos resultados e um grande número de estudos realizados: a cariologia.

Nesta área, o ozônio reduz 99,9% da microbiota – em 20 segundos de aplicação em cáries incipientes e de raiz. Entretanto, estudos apontam a ineficácia em tecidos mais profundos.

Aplicação No tratamento da cárie, a aplicação do gás é feita por meio de um gerador de ozônio, especificamente desenvolvido para a Odontologia.


O QUE ODONTOLOGIA BIOLÓGICA?
O termo gera um pouco de confusão aos pacientes que perguntam , ora mas a odontologia em si , já não é biológica?! Sim. Mas este termo tem sido empregado para definir uma proposta de tratamento mais orgânica, podemos dizer, tipo vegana, aos pacientes que tem apurado seus cuidados em relação com o meio ambiente, estilo de vida mais saudável, com menor contato com produtos tóxicos e nocivos ao Organismo.

Odontologia Biológica é uma proposta de abordagem abrangente de saúde, que avalia o paciente como um todo, avalia distúrbios estéticos, funcionais e anatômicos, da Cavidade Oral e da Face e que leva em consideração fatores externos e internos que possam interferir na Saúde bucal, correlacionando e interligando os problemas Orofaciais com desordens sistêmicas.

Desta forma o Dentista, com esta visão holística não só atua na causa das doenças ou problemas que o paciente venha a relatar como também se preocupa em utilizar materiais e técnicas que diminuam o impacto nocivo À saúde se seu paciente.

Assim. Dra. Kátia Bertti Odontologia Ozonizada Atua:

Ozonioterapia associado 100% em todos os tratamentos, inclusive na Utilização de procedimentos estéticos na Face,onde o Ozônio sendo biocompatível e oxigênio ativo, não gera nenhuma toxicidade no organismo.

Utilização de materiais restauradores dentários sem BPA ( bifesnolA)

Remoção segura de Amálgama evitando o máximo de contato inalatório deste metal pesado.

Uso controlado e consciente de Fluoretos

Aromaterapia associada para promover tratamento psicológico e emocional positivo

Utilização de Oleos essenciais de forma geral nos tratamentos, beneficiando o paciente com seus efeitos naturais.